Notícias: www.ajuda-eescola.blogspot.com

Olá, Visitante. Por favor Entre ou Registe-se se ainda não for membro. 29 de Abril de 2024, 20:26:45

Autor Tópico: [Tutorial] Recuperar ficheiros apagados definitivamente  (Lida 14860 vezes)
Tuga98

« em: 11 de Outubro de 2008, 14:28:42 »

Muitas vezes eliminamos ficheiros/directorias definitivamente, ou porque pensámos que já não eram precisos ou simplesmente por engano. Depois esvaziamos a reciclagem e quando precisamos dos ficheiros pensamos que está tudo perdido. Hoje em dia existem vários tipos de Software que fazem a recuperação desses ficheiros ou pastas. Mas existe um método bastante mais simples que pode ser usado no Windows Vista.

Em que Sistema Operativo posso aplicar este tutorial?
O tutorial foi realizado em Windows Vista, e deve usado neste mesmo SO.

Em que se baseia o método Versões anteriores?
As versões anteriores das directorias baseiam-se em cópias sombra (cópias de segurança) que são realizadas quando é feito um ponto de restauro automático. Esta informação foi obtida pela ajuda do Windows Vista, e não sei ao certo quando são efectuadas as cópias de segurança. Mas é necessário ter noção que se o espaço de tempo decorrido entre a criação do ficheiro/directoria e a eliminação for curto, pode não ter havido cópia e desta forma não ser possível a sua recuperação.

Efectuar a recuperação de ficheiros
Irei mostrar passo a passo , ilustrando com imagens, o que deverão fazer para recuperar os vossos ficheiros ou directorias.

Este tutorial será baseado na seguinte situação:

Eliminei definitivamente (incluindo da Reciclagem) uma pasta que se chama SPSS e que se encontrava no Ambiente de Trabalho.

Passo 1 – Relembrar onde se encontrava o ficheiro/directoria
O primeiro passo é relembrares onde estavam os ficheiros/directorias que queres recuperar, uma vez que todo o processo se baseia na antiga localização dos mesmos. Neste caso sei que a directoria se encontrava em Ambiente de Trabalho.

Passo 2 – Ir de encontro à directoria
Uma vez que a directoria que pretendo recuperar esta em Ambiente de trabalho, dirijo-me a C:\Users\Aninha e acedo às propriedades de Ambiente de trabalho

Passo 3 – Ver Versões Anteriores
Este processo de recuperação de ficheiros/directorias baseia-se no acesso a versões anteriores da directoria, clicamos em Versões anteriores e verificamos qual a possível data de eliminação do ficheiro

Passo 4- Escolher a versão e verificar se os ficheiros estão disponíveis
Ao vermos as várias versões vamos abrindo as directorias e procurar o que pretendemos (não clicar em restaurar).

Passo 5- Recuperar o ficheiro/directoria
Depois de encontrada a directoria pretendida, vamos então recuperá-la. Recuperar um ficheiro/directoria por este método é tão simples como fazer um Copiar-Colar para o local que pretendemos.

Importante
Se o teu disco rígido tiver partições ou se tiveres mais do que um disco rígido no teu computador, necessitas de activar a Protecção do sistema nas outras partições ou discos rígido

Para activar a Protecção do sistema
1 - Painel de Controlo -> Sistema.
2 - No painel esquerdo, clica em Protecção de sistema. Se te for pedida uma palavra-passe de administrador ou uma confirmação, escreve a palavra-passe ou dá a confirmação.
3 - Em Pontos de restauro automáticos, selecciona a caixa de verificação junto do disco onde pretendes activar a Protecção de sistema e, em seguida, clica em O

Autor: Wareztuga

« em: 11 de Outubro de 2008, 14:28:42 »

« Responder #1 em: 20 de Outubro de 2008, 21:20:16 »

útil, pode-nos safar nos piores momentos ;P abraço

afcramalho
Membro

« Responder #2 em: 22 de Agosto de 2012, 14:52:20 »

Sei que o tópico já não é recente, mas só queria dizer obrigado, ajudou bastante a recuperar ficheiros apagados.